Existem alguns luxos que estão sempre às mãos de todo grande sábio. São eles: uma cadeira, um bom livro e uma boa xícara de café. Envolto a esta citação começamos a história da Fazenda Goiabal, cujos primeiros registros giram em torno de 1827 quando José Erthal adquiriu a propriedade repleta de goiabeiras.
Hoje administrada pela 4ª Geração da família. José Eugênio Erthal lida com a propriedade sob uma nova ótica, focada na sustentabilidade e elevação do grau de qualidade.
O café que em quase toda sua totalidade era exportado, agora tem uma parcela que abastece mercados selecionados no Rio de Janeiro, sob a etiqueta Café Monthal Farm. Uma linda fazenda, reconhecida pelo seu café, leite, queijo e bolinho de chuva que periodicamente abre as portas para um tour de experiências, onde através de visitas guiadas o visitante pode conhecer um pouco da cultura do campo e as etapas de processamento do café. Da colheita a torra, com um pouco de história, culminando em um mini tour gustativo pelos diversos modos de preparo da bebida.
Dados da lavoura:
Altitude: 700m a 1000m
Área plantada: 45ha
Número de pés: Aproximadamente 600 mil
Espécies:
Arábica. Arara. Geisha
Cultivares:
Catuaí Amarelo e Catuaí Vermelho
Tipo de processamento:
Cereja descascado e Natural