A Fazenda
Fazenda Goiabal – Café Monthal
O café na cidade de Bom Jardim tem uma trajetória muito extensa, sendo que a Família Erthal sempre teve a vocação do negócio desde o patriarca da família. Especificamente na Fazenda Goiabal, produtora do café Monthal o responsável pela implantação da cultura foi o trisavô de José Eugênio, chamado de José. Estamos na 4º Geração de produtores.
Historicamente o Rio de Janeiro sempre foi um grande produtor, até ocorrer o declínio da cultura. Porém algumas fazendas mantiveram seu cultivo, não obstante a cidade de Bom Jardim, que por onde você circula as beiras das RJ116 você pode avistar os morros cheios do rubor do café.
A Fazenda Goiabal tradicionalmente não é uma fazenda de monocultura, lá temos frutas como a goiaba, o maracujá a banana; algumas hortaliças e o gado leiteiro. Porém o café foi o que sempre se sobressaiu em adaptação e alta qualidade. Temos também uma forma de manejo já herdada de gerações passadas e este conjunto de premissas nos leva a ter um terroir exclusivo.
A marca Café Monthal: Monthal é a conjunção dos nomes Monnerat e Erthal – os sobrenomes das famílias formadoras. Monthal é nossa marca de homewear e pijamas e após estar presente em todo o território nacional, ser detentora de inúmeros prêmios nacionais de qualidade e sustentabilidade, nos serviu como base de conhecimento administrativo para a formação deste novo negócio. Nos conduzindo por uma convergência setorial, onde interligamos oportunidades de mercado.
Dados do Café:
Altitude: 700 a 1000 metros – cafés de montanha são reconhecidos por terem qualidade superior.
Número de pés: 290 mil – Espécie – Catuaí Vermelho e Amarelo